top of page

Conheça os riscos de usar softwares piratas em sua empresa

Atualizado: 13 de nov. de 2023


Usar softwares piratas pode parecer uma boa ideia, mas eles oferecem diversos riscos para os seus dispositivos e a sua rede. Veja quais são esses riscos!



Hoje em dia, com a facilidade do acesso à internet, é possível baixar gratuitamente praticamente qualquer software, em uma versão “crackeada”. Sistemas pagos são pirateados e disponibilizados online, e diversas empresas preferem esta alternativa, para economizar dinheiro.


Porém, esse é um caso do famoso barato que sai caro. Por mais que o valor de um bom software pareça ser alto, escolher a opção pirata pode gerar riscos enormes, além de ser ilegal. Continue lendo e conheça os perigos dos sistemas piratas.


Quais são os riscos de usar softwares piratas?

Antes de falar sobre os problemas que o uso desses softwares pode causar, precisamos lembrar que essa prática é criminosa, portanto, os riscos também são de caráter jurídico.


Os sistemas são considerados propriedades intelectuais assim como livros, filmes, músicas e jogos, por exemplo, sendo protegidos pela Lei 9.609/1998. Ela prevê multa de até 10 vezes o valor do produto original, em caso de violações de direitos autorais.


Punições legais também podem ocorrer a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se a utilização dos sistemas piratas prejudicar a segurança das informações pessoais de clientes, com sanções que chegam a R$ 50 milhões ou 2% do faturamento da empresa.


Confira os outros danos que os softwares crackeados geram:


Péssimo desempenho

Ao contrário das versões licenciadas, os sistemas pirateados não recebem atualizações, portanto, logo se tornam defasados e com baixa performance.


Exposição a malwares

Malwares são softwares maliciosos, como vírus, cavalos de tróia e outros. Eles podem vir “atrelados” aos sistemas crackeados ou baixados por engano, nos sites que disponibilizam as versões piratas. Além disso, as ferramentas usadas para crackear podem desabilitar ações de segurança em seu computador.


Como a maioria das instituições usa redes que interligam todos os dispositivos, esse risco é ainda maior, pois se um aparelho for infectado, os outros também estão vulneráveis.


Perda de dados e de trabalho

Além da falta de atualizações, as técnicas usadas para burlar o licenciamento dos sistemas também os deixam lentos. Com isso, podem ocorrer falhas no salvamento de arquivos e você pode perder informações ou arquivos criados durante o expediente.


Falta de credibilidade

A escolha por algo ilegal pode afetar e muito a imagem da sua empresa, tanto em relação aos clientes e até mesmo com os próprios colaboradores.


Adquirir os sistemas originais é uma forma de transmitir seriedade, confiabilidade e compromisso. Se esses valores estão em foco no seu negócio, isso deve transparecer em todos os aspectos.


Sem assistência técnica

Se acontecer qualquer problema de funcionamento ou se tiver dúvidas sobre o sistema pirateado, não será possível contar com um suporte especializado e você poderá ter ainda mais dificuldades tentando resolver a situação sozinho.


Como adquirir um software original?

Agora que você entendeu todos os riscos de ter um software pirata na sua empresa, a dúvida que surge é: como eu faço para ter o software original para minha empresa? Para isso, é importante contar com um parceiro especializado.


Nesse sentido, a Raidbr é o parceiro ideal para ajudar sua empresa a ter os melhores softwares para o seu negócio. Trabalhamos com softwares e hardwares das principais marcas do mercado, como Sophos, Microsoft, Kaspersky, Veeam, Ubiquiti e muito mais. Faça a escolha certa: use sistemas licenciados em sua empresa.


Fale com nossos especialistas e encontre os softwares e soluções ideais em gestão de TI para o seu negócio!
cta-contato

bottom of page