Saiba como proteger seus dispositivos e sua empresa contra vírus, malware ou ataques mal-intencionados.
Você sabia que o seu negócio pode estar sofrendo risco de ataques digitais? Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas são alvos de hackers. Qualquer instituição ou indivíduo pode ter as suas informações roubadas ou vazadas, o que gera vários problemas.
Por isso, toda organização deve contar com táticas para se defender de malwares, softwares considerados perigosos. Separamos algumas dicas importantes para isso. Acompanhe o texto!
O que são os malwares e vírus?
O termo malware vem de malicious software, ou seja, software malicioso. São programas feitos para gerar danos a um sistema ou dispositivo, podendo roubar informações sensíveis, enviar spam, monitorar a atividade, entre outros.
Os vírus são uma espécie de malware, sendo sistemas que se instalam e fazem cópias de si mesmos, infectando outros arquivos. Para que isso aconteça, o usuário precisa executar o programa, portanto, geralmente estão disfarçados como arquivos legítimos.
Outros tipos de malware incluem:
Worm: se instala em vários aparelhos se duplicando e danificando redes;
Bot: permite o controle remoto da máquina infectada;
Spyware: feito para coletar e repassar informações, como logins e senhas;
Ransomware: torna os dados inacessíveis, fazendo com que a vítima pague um resgate para liberá-los;
Cavalo de Tróia: programa que executa a ação desejada, mas, também está causando danos sem que o usuário perceba.
5 dicas para proteger a sua empresa de ameaças digitais
Agora que você entendeu os principais tipos de malware e vírus, preparamos algumas dicas para ajudar você a proteger seu negócio.
Veja as nossas recomendações para manter o seu negócio livre de malwares:
1. Armazene os arquivos na nuvem
Não é seguro que os dados estejam salvos apenas em uma máquina específica. Armaze-os sempre na nuvem, de forma criptografada e protegida. Assim, mesmo que os computadores sofram algum ataque, as informações estarão seguras.
2. Proteja a sua rede de computadores
Tenha sistemas de proteção, como firewalls, e ferramentas que monitorem os acessos à rede, com segurança em todas as portas. Assim, você impede que malwares vão de um computador para o outro, gerando danos incalculáveis.
3. Criptografe os backups
Ter cópias de seus arquivos é fundamental, mas isso não garante a segurança. Aposte em um plano de backup que inclua criptografia, oferecendo mais proteção.
4. Instale antivírus de qualidade
Existem diversas opções de softwares antivírus no mercado, ideais para o uso empresarial. Aposte também em antimalwares e antiransonwares, criando várias camadas de defesa.
5. Invista em uma equipe de TI qualificada
Para que a proteção seja completa, conte com o apoio de uma equipe de TI que entenda bem sobre o universo digital, oferecendo as ferramentas e os processos certos para a sua empresa.
Conte com uma empresa especializada
Uma boa alternativa para ter a certeza de que sua empresa está segura, é contar com um parceiro especializado em segurança da informação.
Nesse sentido, a Raidbr é uma ótima solução. Somos especialistas em gestão de TI, com soluções para garantir a segurança e a produtividade da sua empresa, protegendo-a contra os ataques e vazamentos de dados.
Com uma experiência de mais de 21 anos no mercado de segurança e tecnologia, e mais de 50 certificações técnicas, atendemos mais de 500 clientes com soluções personalizadas em segurança digital.
Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua empresa!