As falhas na segurança digital em sua empresa tornam ela vulnerável a invasões de hackers, conhecidas como ataques cibernéticos. Isso pode trazer diversos prejuízos e danos, em vários âmbitos.
Diante disso, é essencial que todas as instituições saibam o que fazer para se proteger dessas situações. Porém, antes, é preciso entender exatamente qual é o perigo dos ataques cibernéticos. Explicamos tudo nesse artigo!
O que são ataques cibernéticos?
São ações mal intencionadas feitas no ambiente digital, com o objetivo de impedir o funcionamento de um equipamento ou sistema, roubar informações e contaminar um computador (ou uma rede de máquinas) com vírus.
Especialmente quando falamos do vazamento de dados, eles são muito perigosos, pois esse material pode ser usado para fraudes, invasão de contas bancárias e exposição de elementos sigilosos, da empresa ou de seus funcionários e clientes.
Os ataques acontecem quando há alguma falha nos processos de TI da empresa, gerando uma vulnerabilidade e facilitando o acesso de hackers. No caso dos vazamentos, eles também podem ocorrer de outras formas, se existir alguma brecha em sistemas ou aparelhos.
Os ataques de hackers mais comuns são:
Malware
São softwares maliciosos, ou, os famosos vírus. Se forem instalados, podem se anexar em códigos e se propagar. Geralmente, tem o objetivo de danificar outros softwares ou roubar dados. Existem diversos tipos, mas um dos principais é o ransomware, que impossibilita o acesso a dados ameaçando deletá-los ou publicá-los a não ser que seja pago um resgate, como uma forma de extorsão.
Phishing
Esse método cria uma página, mensagem ou e-mail falso, simulando algo de procedência confiável, com o objetivo de roubar dados, que são solicitados, ou levar um vírus para o computador, disfarçado como um anexo que seria algo importante.
Ataques de senha
Consiste em descobrir a senha de um usuário para acessar informações protegidas, seja procurando em seus pertences pessoais, hackeando a rede para encontrar senhas não criptografadas ou mesmo adivinhando.
Backdoor
Também é um malware, classificado como um cavalo de troia ou trojan, um tipo de vírus que vem acoplado em um arquivo ou software que parece verídico. O backdoor permite que o invasor acesse o sistema infectado remotamente, modificando arquivos, instalando outros softwares maliciosos e roubando informações, entre outras ações.
Ataque de injeção SQL
SQL é a linguagem de pesquisa em banco de dados. Nesse tipo de ataque, o malfeitor executa uma consulta de SQL em um website ou sistema que requisita algum dado sigiloso, como senhas e nomes de contas, sendo direcionado para o banco e acessando as informações.
Veja como os ataques cibernéticos podem afetar a sua empresa
As consequências dos ataques de hackers são muitas e impactam de diversas maneiras. O roubo de informações pode gerar prejuízos financeiros, se elas forem usadas para fraudes bancárias.
Além disso, é possível que os malwares prejudiquem sistemas e equipamentos, gerando a necessidade de reparos ou de compra de softwares.
Sem falar nos danos reputacionais, que afetam a credibilidade com clientes, parceiros e investidores, resultando também na diminuição dos lucros e manchando a imagem da empresa, muitas vezes, de forma permanente.
As falhas na segurança também significam que a instituição não está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), deixando-a vulnerável a sofrer penalidades legais.
Quatro formas de minimizar o risco de ataques cibernéticos
Agora, vamos descobrir o que você pode fazer para proteger o seu negócio desses ataques? Veja algumas formas:
1. Aposte em ferramentas de proteção de dados
Existem diversos softwares que ajudam a defender as suas informações no âmbito digital, como a rede virtual privada (VPN), o scan de vulnerabilidades, a criptografia e mais.
2. Crie processos para a segurança de dados
Elabore políticas com as melhores práticas, envolvendo tanto as plataformas de proteção quanto orientações para a equipe, sobre como podem colaborar para resguardar as informações.
3. Treine os seus funcionários
A criação de diretrizes deve envolver também a capacitação do time, para que todos entendam bem como deve ser a rotina de trabalho, visando prevenir os ataques cibernéticos e solucionar falhas.
4. Tenha um bom firewall
O firewall é uma ferramenta que monitora o tráfego da sua rede, permitindo ou bloqueando ações específicas, de acordo com regras de segurança preestabelecidas. Pode ser um hardware ou um software.
Você não precisa proteger a sua empresa sozinho!
Os riscos dos ataques cibernéticos são muitos, por isso, o ideal é contar com profissionais especializados para aplicar essas ações de proteção.
Aqui, na Raidbr, temos o objetivo de transformar negócios e reduzir riscos, a partir de serviços de TI, segurança da informação e adequação à LGPD, com uma equipe altamente qualificada e anos de experiência.
Converse com a gente e vamos juntos criar o projeto ideal para a segurança da sua empresa!