O outsourcing de TI é uma alternativa positiva para solucionar gargalos sem comprometer a saúde financeira. Veja todas as vantagens!
A contratação de serviços de outsourcing, especialmente no que diz respeito à tecnologia, tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre empresas brasileiras. Esse formato automatiza etapas operacionais e permite às organizações conquistarem um novo estágio de eficiência e agilidade.
Por isso, separamos algumas das principais vantagens que esse formato de prestação de serviços traz para as instituições. Continue a leitura!
O que é um outsourcing de TI?
O outsourcing de TI nada mais é que a terceirização de profissionais ou soluções de tecnologia da informação. Essa terceirização pode ser total ou parcial, ou seja, você pode definir a melhor estratégia de acordo com as necessidades do seu negócio.
Quais as vantagens do outsourcing de TI?
Delegar as atividades de tecnologia da informação para um parceiro especializado pode trazer inúmeros benefícios, desde a redução de custos até a melhoria da eficiência operacional. Confira as principais vantagens do outsourcing de TI:
Redução de custos operacionais
Você pode pensar “afinal como vou reduzir custos se terei que contratar um serviço adicional?”. A resposta é simples: ao adotar a terceirização de TI, quem fica responsável pela contratação dos profissionais, treinamento e remuneração é a própria empresa de outsourcing, já que ela é a encarregada pela qualidade do serviço que está sendo oferecido.
Dessa forma, não é preciso manter um departamento de TI interno e ter os gastos com folha de pagamento, infraestrutura, impostos, treinamentos, entre outros.
Outro ponto de economia com o outsourcing é a transformação dos custos fixos de TI em custos variáveis, o que permite planejar o orçamento de forma eficaz. Isso significa, pagar pelo que precisar, quando precisar.
Retorno sobre o investimento
Além de reduzir custos e preocupações com contratações, o outsourcing de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo.
Isso porque um dos papeis desempenhados por uma equipe de TI terceirizada é o de avaliar constantemente o desempenho e o consumo dos equipamentos para sugerir melhorias e aquisições que ajudam a empresa a obter economia de consumo e rentabilidade.
Automatização com olhar estratégico
Sem o suporte de especialistas no segmento, para uma empresa com pouca expertise em tecnologia, é difícil garantir assertividade na implementação de soluções inovadoras. Em outras palavras, pode faltar um referencial técnico, que realize um diagnóstico pontual de como e onde a inovação deve intervir.
Por meio da terceirização, a empresa consegue estruturar um departamento de TI capaz de corresponder às demandas apresentadas, contando, por exemplo, com a locação de equipamentos, plataformas de armazenamento de dados e ferramentas de cibersegurança que resultam em uma maturidade digital que agregue valor.
Otimização de processos
Com o crescente desafio por inovação e competitividade, manter o foco no que é realmente importante para o negócio é mais que necessário, é estratégico para a empresa. Então, para garantir que ela se mantenha competitiva em longo prazo, os seus processos internos devem ser otimizados constantemente.
Nesse sentido, a incorporação de profissionais mais qualificados para o suporte tecnológico pode gerar mais resultados positivos aos serviços, além de maior disponibilidade do pessoal interno, aumentando a produtividade da empresa.
Foco total no core business
A terceirização de processos traz clareza para que a empresa contratante centralize seus esforços no que realmente importa: seu core business. Ao redirecionar as atividades que envolvem a tecnologia para profissionais especializados, o líder libera seus colaboradores para tarefas estratégicas, que os valorizam e estimulam suas principais capacitações.
O resultado é um background digitalizado, seguro e orientado à eficiência operacional, servindo de respaldo técnico para que a organização explore o cerne do negócio, em prol de seu próprio crescimento.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que o seu negócio pode se dedicar cada vez mais em agregar valor para os clientes colocando os esforços no que faz, também existe a segurança e que as demais atividades estão sob a gestão de equipes altamente especializadas, focadas em oferecer um atendimento de qualidade.
Ter um time de TI dedicado
Para projetos grandes e de longo prazo, é importante ter times dedicados. Isso significa ter disponível atendimento exclusivo e equipes que se adaptam às demandas, entregando resultados com expertise e velocidade.
O outsourcing de TI possibilita que sua empresa conte com maior flexibilidade de soluções, uma vez que as empresas que prestam esse serviço geralmente conseguem se adaptar mais facilmente às necessidades internas e responder às falhas o mais rápido possível.
Quanto menos tempo a organização sofrer com o problema, menor também será o prejuízo. Isso permite que as demandas das áreas e de parceiros ou clientes finais sejam atendidas com mais fluidez e agilidade.
A era digital provoca as empresas para que tenham iniciativas conscientes e, principalmente, considerem a amplitude do tema. Para lideranças corporativas, esse é um compromisso a ser firmado todos os dias. Nesse cenário, é importante enfatizar que ninguém está sozinho nessa jornada – o outsourcing é um caminho estável para um novo patamar de desempenho empresarial por meio da inovação.
E então, percebeu quais são as vantagens do outsourcing de TI com uma empresa especializada? Que tal conhecer mais soluções de segurança para o seu negócio? Confira nosso artigo e descubra por que investir em antivírus corporativo!