Recrutar profissionais de TI eficientes, ágeis e com boas técnicas é um desafio. Por isso preparamos dicas para ajudar você!
O setor de TI de uma empresa é responsável por diversas demandas, que vão desde o suporte técnico até a análise estratégica. É a área que integra todos os demais setores da organização e, por isso, é muito importante que esteja preparada para absorver e suprir as demandas de forma segura e efetiva.
Por isso, é muito importante que essa área esteja preparada para absorver e suprir as demandas de forma assertiva. Consequentemente, ter uma equipe com profissionais de TI qualificados é fundamental.
Desafios na contratação de profissionais de TI
A aceleração do desenvolvimento tecnológico está fazendo com que diversas empresas necessitem de um setor de TI bem estruturado, para conseguir atender todas as necessidades que têm surgido, além de evitar a ocorrência de falhas no processo.
Isso significa que o cenário atual é de uma demanda maior do que a oferta, ou seja, a falta de profissionais capacitados que atendam à demanda do mercado é enorme.
Além disso, a qualificação desses profissionais também se tornou um desafio. Isso porque a alta necessidade de mercado levou diversos profissionais a explorarem essa oportunidade, até mesmo mudando de carreira. Isso faz com que existam muitos profissionais com nível de conhecimento júnior.
5 dicas para contratar profissionais de TI qualificados
Recrutar profissionais de TI que desenvolvam projetos com eficiência, agilidade e boas técnicas é um dos principais itens para o sucesso do seu negócio.
Por isso, separamos 5 dicas para contratar os melhores profissionais e ter sucesso na sua área de TI:
1. Seja paciente na busca
Nem sempre é fácil encontrar o profissional adequado para a vaga de maneira rápida. Faça a seleção de currículos e os testes com análises apuradas. Pois acredite, esse tempo dedicado ao processo faz toda diferença na hora de selecionar e contratar.
2. Faça testes específicos
Pense em testes técnicos específicos da área de atuação em conjunto com o gestor responsável. Em casos de dinâmicas, para identificar as soft skills, aplique-as já sabendo quais as principais características que a empresa precisa naquele cargo.
3. Use a tecnologia a seu favor
Não deixe de utilizar as tecnologias no recrutamento e seleção. Você pode utilizar sites ou outros sistemas de empregos, bem como redes sociais, para buscar profissionais. Uma boa prática é utilizar plataformas nichadas, pois isso pode facilitar que sua empresa encontre os profissionais de TI que deseja, mais facilmente.
4. Construa um job descriprion adequado
É importante ter uma descrição de vaga coerente com as necessidades que a empresa tem. Por isso, é indispensável validar se as qualificações técnicas e habilidades necessárias para assumir determinada posição na organização, estão claras. Isso vai facilitar o processo de seleção especializado em TI.
5. Invista no desenvolvimento profissional
Organizações que investem na carreira profissional de seus funcionários, têm times mais satisfeitos, engajados e comprometidos. Principalmente quando falamos da área de tecnologia, onde as inovações e tendências mudam de forma acelerada. Esse pode (e deve) ser um diferencial para atrair talentos.
Conheça a terceirização de TI
A terceirização ou outsourcing de TI acontece quando uma empresa transfere uma função, ou todo o setor de TI, para outra empresa. Essa pode ser uma boa opção para empresas que não querem passar pelo desgaste de um processo seletivo.
Esse é um recurso que aumenta a eficiência, agilidade e qualidade das suas rotinas de TI, uma vez que o parceiro terceiro será responsável pela entrega do profissional. Além disso, pode ser uma alternativa para a redução no investimento de contratação, bem como treinamento e qualificação.
Que tal conhecer mais sobre essa solução? Fale com nossos especialistas e veja como sua empresa pode ter um outsourcing de TI.