Quanto valem os dados da sua empresa?

Afinal, você pode saber o valor de todos os ativos da sua empresa, mas e o maior ativo que ela possui? Seus dados, você sabe quanto eles valem? Algumas empresas estão descobrindo o valor de seu big data, no entanto, elas podem não saber, literalmente, o valor de seus dados. E se você não conhece seus dados, talvez não seja possível protegê-los ou valorizá-los adequadamente como um ativo.

Diariamente ouvimos muito sobre dados, que são as informações registradas em ambientes tecnológicos. Todas as vezes que preenchemos formulários online, ou que usamos alguma ferramenta de análise específica, por exemplo, estamos gerando dados.

Então, como você calcula quanto valem os dados da sua empresa? Sua empresa provavelmente responde e gerencia seus móveis com mais disciplina do que seus ativos de informação e isso é particularmente ainda mais importante para as TI’s.

Parte do desafio na avaliação de dados é a falta de padrões. Entre as questões: como contabilizar o tempo que os funcionários gastaram na coleta de dados – como despesa ou investimento de capital? As empresas também precisam estimar o prazo de validade de seus dados, descobrir seu valor futuro, acompanhar e relatar quaisquer alterações em seu valor. Triturar esses números seria relativamente fácil para um ativo físico como uma fábrica, mas no mundo dos intangíveis, há pouco precedente para esses cálculos.

Outra nuance para avaliar dados tem a ver com o objetivo dos dados. Atribuir valor às informações é possível, mas requer entender como as informações foram adquiridas e como serão usadas. 

No mundo digital, essa combinação de dados tem um valor crucial para manter a competitividade de empresas no mercado. Hoje, eles são os maiores ativos de uma companhia. Tanto que, segundo estudos da IDC, uma provedora de inteligência de mercado, 2,5 quintilhões de bytes de informações são criados todos os dias e 49% das empresas conseguem monetizá-los, ou seja, vender e rentabilizar as informações obtidas por meio de dados.

Um exemplo disso são as raquetes inteligentes, que chegaram no mercado ainda em 2015. O atleta que utiliza o equipamento consegue analisar todas as informações do jogo: velocidade dos arremessos, força, gasto calórico, revelando dados importantes para melhorar a performance. Todas essas informações ficam armazenadas no data center da marca que oferece essa tecnologia. Você consegue imaginar o quanto isso pode ser valioso entre as marcas de esporte?

Separamos algumas perguntas para ajudar a mensurar quanto valem os dados da sua empresa. Confira:

  •  Quanto custaria substituí-lo?
  •  Quanto contribui para a receita da organização?
  • Quanto você poderia ganhar alugando ou vendendo?

Outra razão pela qual é importante descobrir quanto valem esses dados é para a segurança cibernética. A falta de quantificação precisa do valor corporativo dos dados pode subestimar a importância dos investimentos em segurança cibernética, bem como os valores de face normalmente aplicados às apólices de seguro cibernético e, se as informações geradas pelo seu negócio têm potencial para criar cada vez mais valor à empresa, o mínimo que você tem a fazer é garantir que elas estejam seguras.

Além dos perigos advindos dos hackers, as empresas também correm o risco de perderem seus dados por meios como desastres naturais, por exemplo. 

Neste cenário, um grande desafio de muitas organizações está em armazenar as informações com segurança e, nestes quesitos, a Raidbr tem as melhores soluções para a sua empresa, saiba mais entrando em contato com a gente!

Comentários

Leave a comment



Contato Rápido

Siga nossas redes:

Copyright 2019 | RAIDBR © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por UNO Studio Digital

Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by