Outsourcing de TI: Por que os Gestores estão Optando por esse formato?

Atualizado: 20 de mai.



Muitas lideranças enxergam a terceirização como uma alternativa positiva para solucionar gargalos sem comprometer a saúde financeira.

A contratação de serviços de outsourcing, especialmente no que diz respeito à tecnologia, tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre empresas brasileiras. Esse formato automatiza etapas operacionais e permite às organizações conquistar um novo estágio de eficiência e agilidade. Por esses motivos, muitas lideranças enxergam a terceirização como uma alternativa positiva para solucionar gargalos sem comprometer a saúde financeira.


Hoje, separamos alguns dos principais benefícios que esse formato de prestação de serviços traz para as instituições.


Redução de Custos

Você pode pensar “afinal como vou reduzir custos se terei que contratar um serviço adicional?”. A resposta é simples: ao terceirizar ou contratar outsourcing de TI, quem fica responsável pela contratação dos profissionais, treinamento e remuneração é a própria empresa de outsourcing, já que ela é a encarregada pela qualidade do serviço que está sendo oferecido.


Dessa forma, não é preciso manter um departamento de TI interno e ter os gastos com folha de pagamento, infraestrutura, impostos, treinamentos, entre outros. Outro ponto de economia com o outsourcing é a transformação dos custos fixos de TI em custos variáveis, o que permite planejar o orçamento de forma eficaz. Isso significa, pagar pelo que precisar, quando precisar.


Automatização com um olhar estratégico

Sem o suporte de especialistas no segmento, para uma empresa com pouca expertise em tecnologia, é difícil garantir assertividade na implementação de soluções inovadoras. Em outras palavras, pode faltar um referencial técnico, que realize um diagnóstico pontual de como e onde a inovação deve intervir.


Por meio da terceirização, a empresa consegue estruturar um departamento de TI capaz de corresponder às demandas apresentadas, contando, por exemplo, com a locação de equipamentos, plataformas de armazenamento de dados e ferramentas de cibersegurança que resultam em uma maturidade digital que agregue valor.


Foco total no Core Business

A terceirização de processos traz clareza para que a empresa contratante centralize seus esforços no que realmente importa: seu Core Business. Isso demonstra a importância de se enxergar a delegação de operações com a devida complexidade. Ao redirecionar as atividades que envolvem a tecnologia para profissionais especializados, o líder libera seus colaboradores para tarefas estratégicas, que os valorizam e estimulam suas principais capacitações. O resultado é um background digitalizado, seguro e orientado à eficiência operacional, servindo de respaldo técnico para que a organização explore o cerne do negócio, em prol de seu próprio crescimento.


Tenha um time de TI dedicado

Para projetos grandes e de longo prazo, é importante ter times dedicados. Isso significa ter disponível atendimento exclusivo e equipes que se adaptam às demandas, entregando resultados com expertise e velocidade. A terceirização possibilita que sua empresa conte com maior flexibilidade de soluções, até porque as empresas de outsourcing de TI conseguem se adaptar mais facilmente às necessidades internas e responder às falhas o mais rápido possível.


Quanto menos tempo a organização sofrer com o problema, menor também será o prejuízo. Isso permite que as demandas das áreas e de parceiros ou clientes finais sejam atendidas com mais fluidez e agilidade.


Concluindo, a era digital provoca as empresas para que tenham iniciativas conscientes e, principalmente, considerem a amplitude do tema. Para lideranças corporativas, esse é um compromisso a ser firmado todos os dias. Nesse cenário, é importante enfatizar que ninguém está sozinho nessa jornada – o outsourcing é um caminho estável para um novo patamar de desempenho empresarial por meio da inovação.


E então, percebeu quais são as vantagens de terceirizar a sua TI com uma empresa especializada? Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente.

Aumento na Produtividade

Segurança Jurídica

Transformação Digital

Qualificação de Ações para o RH

Conformidade para Clientes

#outsourcing #terceirizaçãodoTI #titerceirizado #infraestruturadeti #terceirização #ti

1 visualização