Gerenciamento de TI refere-se ao monitoramento e administração dos sistemas de Tecnologia da Informação de uma organização: hardware, software e redes. Ele se concentra em como fazer com que os sistemas de informações operem com eficiência. Afinal, tão importante quanto, é ajudar as pessoas a trabalhar melhor.
É possível notar a preocupação das pessoas em melhorar o trabalho, pois o número crescente de organizações está colocando a TI no centro de suas estratégias, e estão se tornando um ponto de apoio para a reinvenção.
Confira os pontos importantes para ter uma boa e fácil gestão:
1. Consultoria
Entre as principais vantagens de alavancar os serviços de consultoria de TI, podemos mencionar a capacidade de obter uma vantagem competitiva para maximizar tecnologias e criar um ambiente econômico, onde as ferramentas de TI ajudam a economizar tempo e recursos e, também, aumentar a produtividade através da prática eficaz de comunicação, colaboração e transferência de conhecimento em uma infraestrutura de TI.
Além disso, uma empresa que ofereça gestão de TI precisa cumprir três pré-requisitos na área de consultoria:
– Identificação de necessidade: é o primeiro passo e para que a consultoria seja completa, precisa ser bem feito. A empresa precisa procurar as necessidades reais e mais importantes e, depois, entender quais pontos precisam de otimização;
– Construção de soluções: após identificar esses pontos, a empresa junto ao cliente procura uma solução e otimiza o que foi decidido antes. É preciso um trabalho em conjunto para que essa construção funcione, e eles consigam utilizar o máximo possível dos serviços de TI;
– Qualificação na equipe: nada disso será possível sem contar com uma equipe qualificada. Além de mostrar serviços, eles precisam agregar produtividade e soluções.
2. Outsourcing
É uma maneira encontrada pelas organizações para suprir sua demanda de TI, sem a necessidade de uma contratação efetiva e tempo para encontrar um bom perfil.
Não é preciso gastar valores astronômicos para se ter um bom serviço quando é optado por uma terceirização do setor. Além da economia em não pagar encargos trabalhistas, existem duas empresas interessadas em manter uma ótima performance: a contratante e a contratada.
As empresas necessitam de um bom profissional e ótimas ferramentas disponíveis. O outsourcing faz exatamente isso, adequa sua infraestrutura para atender a todas as suas necessidades com baixo custo e conta ainda com todo suporte da empresa terceirizada.
Estes são os três requisitos mais importantes ao se fazer o outsourcing:
– Qualidade: a capacitação técnica do profissional que fará a execução dos serviços é de suma importância para garantir que o outsourcing seja feito da melhor forma possível. Ele deverá atender as demandas e necessidades existentes, bem como apontar e implementar melhorias para os pontos fracos da empresa;
– Disponibilidade: profissionais que tenham ampla disponibilidade para ajudar e resolver problemas otimizam o tempo de espera dos clientes e ajudam no funcionamento da sua empresa;
– Flexibilidade: nenhuma empresa é igual, então é necessário que o contrato seja adequado a situação atual da mesma.
3. Serviço de nuvem
Serviços em nuvem oferecem escalabilidade, segurança de dados, serviços de recuperação de dados e muito mais. O uso da nuvem pode melhorar a eficiência e reduzir os custos de infraestrutura.
Ela pode beneficiar todos os aspectos dos negócios: das operações às finanças, ajudando a posicionar a organização para soluções baseadas em nuvem, que estão transformando a TI como conhecemos.
Muitas empresas hospedam aplicativos de negócios em estruturas internas que processam milhões de transações por dia. A ativação da nuvem ajuda os departamentos de TI a modernizar seus sistemas internos, enquanto libera gestores de TI para se concentrar em outras prioridades.
As organizações se beneficiam de níveis mais altos de produtividade e desempenho com menos sobrecarga.
4. Virtualização
Virtualizar seu hardware em um computador físico significa criar e gerenciar todos os recursos de um computador virtual, além de manter cada máquina individual, evitando que todas sejam configuradas da mesma maneira e os usuários possam adequá-las a seu uso.
Na virtualização, é possível utilizar sistemas operacionais diferentes, facilitando testes de softwares, scripts, linhas de programação, entre outros. Isso implica em uma implementação mais efetiva dos aplicativos e diretrizes necessárias da organização, sem que isto acarrete bugs futuros.
Tudo isso é feito por um software simples, que poder ser utilizado até em sistemas operacionais defasados.
Faça sua gestão com a gente
Se você está buscando uma empresa que ofereça todos estes serviços e preencha a lista de exigências, já achou! Somos uma empresa no ramo de segurança digital, com mais de 18 anos, 500 clientes, 50 Tb de backup. Nossa equipe técnica é certificada e temos atendimento personalizado.
Tudo que a empresa precisa para área de TI, encontra aqui com um único fornecedor. Nossos principais produtos são firewall, backup, antivírus, e-mails, Wi-Fi, licenciamento Microsoft, nuvem, servidores, computadores e LGPD.
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp clicando aqui.