5 passos para garantir a Segurança de Dados na sua empresa

Atualizado: 20 de mai.


À medida que a empresa adota boas práticas de Segurança de Dados, bem como sistemas que preservem sua segurança e recuperação ela pode alcançar benefícios significativos. 


Toda organização lida com uma enorme quantidade de dados, sejam eles fluxos financeiros, informações sobre funcionários ou clientes. Proteger esses dados é uma necessidade, levando em conta a importância que os mesmos possuem para a sustentabilidade e conformidade com a lei. Estima-se que 33% dos incidentes como perdas ou vazamentos podem ter causas internas, segundo o relatório da Forrester. Logo, uma má gestão dessas informações pode resultar em grandes prejuízos.


À medida que a empresa adota boas práticas de uso dos dados, bem como sistemas que preservem sua segurança e recuperação, no caso de perda, ela pode alcançar benefícios significativos. O aumento do nível da inteligência competitiva, segurança da informação e da adequação às legislações vigentes (como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) são apenas alguns desses exemplos.


Soluções de segurança da informação indispensáveis para o home office


Preparamos 5 dicas sobre como garantir a segurança de dados para empresas através de uma gestão eficiente voltada para prevenção de erros que possam interferir na imagem e também na adequação às normas. Confira:

  1. Antecipar ameaças: uma das chaves para uma prevenção eficaz é incorporar a segurança cibernética aos sistemas de maneira nativa, desde a fase de desenho da arquitetura. Isso inclui a utilização de antivírus corporativo, firewall, gerenciamento de acesso de usuários aos arquivos, entre outras tecnologias que garantem que os dados estarão protegidos de invasores.

  2. Manter os sistemas atualizados conforme as recomendações dos fabricantes: Grande parte das atualizações estão relacionadas com a correção de falhas de segurança e bugs. Nesse cenário, sistemas originais e em nuvem são atualizados automaticamente e garantem que o usuário estará sempre com a versão mais atual.

  3. Plano de Resposta a Incidentes: Garantir a existência de planos de continuidade de negócios e resiliência cibernética, medidas preventivas e estrutura de backup e recuperação de dados adequada às necessidades da empresa. Isso vai garantir que, em caso de qualquer tipo de falha no primeiro tópico, será possível recuperar todos os dados e manter a empresa em pleno funcionamento.

  4. Proteja os dados: mantenha os dados seguros em cada ponto de sua criação, transmissão, armazenamento e uso. É importante que as empresas evoluam suas estratégias de segurança adicionando soluções para autenticar o acesso e criptografar dados em trânsito e em repouso.

  5. Gestão de riscos em TI: O tratamento de grande volume de dados, levanta a importantância de criar políticas de governança capazes de mitigar riscos e aumentar a segurança da informação. É fundamental que gestores, fornecedores, colaboradores e parceiros externos estejam alinhados às diretrizes de compliance da empresa.

Por que investir em um antivírus corporativo?


Tem dúvidas sobre quais medidas adotar na sua empresa ou precisa de ajuda para executá-las? Entre em contato conosco, temos uma equipe de mais de 20 profissionais especializados em cybersecurity.

#Cibersegurança #cybersecurity #PrivacidadedeDados #segurançadedados


1 visualização