Fale Conosco

04 problemas decorrentes do mau uso da internet

20/Novembro

No ambiente corporativo, controlar ou barrar os acessos a determinados conteúdos no horário de expediente é necessário. O acesso irrestrito na internet pode ocasionar problemas para a empresa. 
É comum surgirem muitas dúvidas e um pouco de resistência por parte dos colaboradores sobre a motivação dos bloqueios, então o ideal é explicar os motivos e verificar se todos compreenderam de forma clara que isso é para a segurança da empresa.
Neste post apresentamos 04 problemas decorrentes do mau uso da internet por seus colaboradores:

# Consumo de Banda

Sem restrições, o uso da internet é indiscriminado, programas e arquivos que não tem relação com a rotina de trabalho acabam sendo baixados nas estações de trabalho, prejudicando até mesmo os demais colegas. Isso pode afetar setores inteiros na empresa, como o financeiro, que precisam de maior estabilidade na internet para executar suas tarefas diárias.
O problema não é o acesso, mas sim o uso sem limites. Por isso, vale a pena pensar em liberar alguns dos conteúdos em períodos pré-determinados, como o intervalo do almoço.

#Foco

A produtividade dos colaboradores é um dos principais fatores para restringir e filtrar os conteúdos acessados. Afinal, é necessário manter o foco no desempenho do negócio.
Todos possuem pelo menos uma rede social e a tecnologia permite resolver problemas pessoais via internet, dispersando assim a atenção do colaborador.
Claro que devemos analisar as necessidades de cada setor para definir quem e o que pode ser acessado. Os profissionais do Marketing, por exemplo, precisam ter acesso as redes sociais e Youtube, enquanto o setor de produção deve apenas ter acesso a intranet, garantindo assim maior produtividade. 

#Segurança

O livre acesso a internet permite que a rede fique vulnerável a links maliciosos e vírus, que entram através de downloads e sites não confiáveis., inclusive dentro das próprias redes sociais. O envio de arquivos também é uma preocupação. O ponto crucial deve ser a segurança da empresa, desta forma é extremamente importante utilizar um firewall e manter o antivírus atualizado, para que os dados se mantenham sigilosos e não vazem por nenhum motivo.

#Custos

A falta de restrições na internet coloca a empresa em vulnerabilidade, ficando sujeita a ataques virtuais e ocasionando altos custos decorrentes desta situação, além de perda de produtividade de seus colaboradores.
Explicando todos esses problemas os colaboradores serão capazes de entender melhor e se sua equipe estiver comprometida com os resultados da empresa, você pode até ser mais flexível com o acesso a internet, certo? O ideal é que todos saibam as consequências que o mau uso da internet pode trazer, tanto para a organização como para a própria carreira profissional.

Hoje, vimos alguns dos problemas de uma internet corporativa liberada. Nós podemos te ajudar no bloqueio e gestão de acessos com o Firewall. Fale com nossos consultores e entenda como o firewall pode ajudar sua empresa!

Veja Também